A fabricante de aeronaves européia Airbus apresentou um modelo do que acredita ser o futuro dos projetos de aeronaves de passageiros.
+ Bug no Windows 7 impede desligamento do PC
+ Mercedes-Benz lança van de luxo com barraca acoplada
+ Apple Watch supera relógios suíços em vendas pela primeira vez
O modelo de aeronave estreou no Singapore Airshow 2020 na terça-feira (11/2). O novo design da aeronave busca superar a longa tradição de fuselagens de aeronaves em forma de tubo.
O modelo reflete como seria um design de “asa mista”, um conceito usado principalmente em aeronaves militares para aviões comerciais.
Ainda nos estágios iniciais de desenvolvimento, a Airbus lançou silenciosamente o projeto em 2017 e iniciou os testes em um pequeno modelo de controle remoto em 2019.
Os motores seriam fixados a estabilizadores verticais na parte traseira e na parte superior da aeronave ao invés serem montados sob as asas da aeronave.
Segundo a Airbus, o projeto teria o potencial de reduzir o consumo de combustível em 20% em comparação com outros projetos de aeronaves, com a asa combinada permitindo um fluxo de ar mais suave sobre a aeronave.
A Airbus também mostrou como seria a cabine de uma aeronave, oferecendo a ideia de que um design de asa combinada permitiria cabines reprojetadas.
O design de asa combinada tornaria a aeronave larga em vez de longa, potencialmente forçando as áreas da cabine a serem definidas lado a lado em vez de em filas.